quarta-feira, 7 de outubro de 2015

crónica de uma adolescente

Queridos leitores,

O RLG Reportagem foi suspenso, por razões alheias à minha vontade.

Entretanto, uma das minhas alunas insistiu vivamente para que eu lhe publicasse a crónica que se segue. Esta crónica é fruto de um exercício na aula. Apesar deste blogue ser pessoal e intransmissível, cada maestro com a sua batuta, em apreço à condição de aluno e por amizade a todos eles, aqui vai a dita. O prometido é devido.



Crónica sobre a Escola 

A escola é um edifício que se enche de gente, cheio de pessoal mais velho e mais novo. Quando digo mais velho, refiro-me a professores e funcionários. Alguns acordam mal-humorados e nós, gente inocente, é que pagamos!

No intervalo, ao sair dos pavilhões, nós alunos empurramos, correndo para o bar, onde encontramos gente como que desconhecida a trabalhar, às vezes com pouca paciência, que servem bolos ou pães, ora com pouca ora com demasiada manteiga.

Para não falar das «horas e horas» que passamos nas aulas entre quatro paredes, com o rabo dorido de tanto nos mantermos sentados numa dura cadeira, ouvindo à vez pessoas mais velhas diariamente a falar.

Lembro um desses adultos que todos os dias me passa a mão no cabelo suavemente, que deve ser com desejo de o ter na sua cabeça, naturalmente.

Finalmente chega a uma hora da tarde: hora de almoço. Então, gente de muitas etnias em meu redor corre em direção ao refeitório e a comida, que nem sempre é apetecível, é  o ansiado alvo a atingir.

E então penso: O que posso fazer para gostar mais da escola?

                                                                                      Tânia Delgado
                                                                                             9ºD

1 comentário: