Educação por Rosa Duarte (Professora) As Escolas de Fado |
As escolas de fado são cada vez mais. Parecem nascer em cada esquina da cidade (passo a expressão, claro). E para todos de todas as idades. Gentes de um povo que não se cansa de procurar o que de mais genuíno quer e tem em si. Do nosso e de outros, que não temos fronteiras… Uma Lisboa revigorada e na moda com o seu melhor distintivo: o fado. Que, bem entendido, é de todo o Portugal e anima à grande o turismo e o comércio em geral.
Há uns anos atrás, era impensável falar de escolas de fado. Um ou outro mestre que ousasse falar em abrir uma escola de fado, via-se ameaçado com ásperos contra-argumentos e imediatamente desmotivado por quase todos. Só podia ser fadista quem nascesse com o fado na alma. Fosse o que fosse que isso significasse. "Não é fadista quem quer, mas sim quem nasceu fadista".
Em boa parte, ainda continua a pensar-se assim. Julgo que felizmente. Não basta ser-se sentimental e ter a voz afinada. O fado é a expressão portuguesa musical de particular pendor sentimental. Mesmo que cantada por estrangeiros ou em estrangeiro. Seja acompanhado por música mais tradicional ou com arranjos novos e engenhosos, com poemas que primam por ser lindíssimos e evocativos. Mas a interpretação vocal é a robustez e a beleza que consegue atingir o profundo dos corações dos ouvintes, sejam mais e menos aficionados.
A tristeza do fado é a felicidade de quem o ouve. E de quem o canta.
Tudo se aprende, é a máxima no ensino. E pelos vistos até a cantar o fado. Sabendo, porém, que a alma fadista se desenvolve com o trabalho e a prática, que não está propriamente na receita dos livros nem nas instruções do professor; antes na entrega e na sinceridade de quem o canta, porque o vai compreendendo e respeitando incondicionalmente pelo seu encanto genesíaco e exortativo.
Aprende-se, é verdade, numa boa escola com um bom professor a colocar a voz, a esticá-la, a trabalhá-la, a educá-la com diferentes metodologias e práticas, com a técnica adequada e de preferência com exercícios comprovados. Os melhores fadistas o têm testemunhado. Mesmo os que não andaram em escolas, nem tiveram professores, que são quase todos os profissionais atuais, mas que aprenderam com os seus colegas fadistas, instrumentistas e mesmo letristas. Aulas de fado na realidade sempre as houve, espontâneas ou agendadas, mesmo sem qualquer vínculo ou estatuto. Porque qualquer ensaio, seja ele onde e qual, é uma aula. Quantas vezes, um trabalho individualizado mais assertivo e rigoroso!
O importante e basilar é respeito mútuo entre os instrumentistas, os fadistas e o público, para se prestar um bom serviço ao fado. A cada compasso. A tempo inteiro.
Este trabalho musical, técnico e humano de equipa concertado é primordial dentro e fora das escolas de fado ou outro local de ensino multidisciplinar. Cada ser humano tem a sua personalidade e os seus anseios, mas cada um é apenas um contributo ao serviço da causa existencial. E deve aprender a socorrer-se das ferramentas certas para o trabalho que quer fazer.
Já Pitágoras falava da importante influência da música para aprendizagem da matemática. E da matemática para a criatividade na literatura como Lewis Carrol com a sua matemática na engenhosa "Alice no País das Maravilhas".
É a necessidade de uma consciência cada vez mais nítida dos valores intrínsecos à cumplicidade dos vários saberes e ofícios que a educação integral do ser humano se pauta nos dias de hoje.
A transversal formação pessoal e social, que conflui numa prática individual de cidadania, é também alimentada pela sensibilidade artística e criativa, num crescendo de observação cultural ou multicultural, de que se constrói a história de cada comunidade nacional, regional e, até, escolar.
E as escolas, sejam elas artísticas, desportivas ou de aprendizagem generalista, não podem perder de vista os valores da integração, cooperação e do respeito pelo indivíduo. A responsabilidade, essa é de todos.
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Rosa Duarte - 28-05-2014 09:37 |
quarta-feira, 28 de maio de 2014
crónica publicada no «setúbal na rede» e no «diário da região»
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