O Projeto «Fado nas Escolas» tem vindo a ganhar, a pouco e pouco, algum efeito junto dos seus curiosos.
É um projeto que associa o pretexto de cantar e de ouvir com a conversa sobre um tópico fadista: a saudade, os sentimentos na letra, na melodia, na interpretação, as suas origens, o interesse dos jovens pelo fado, o nascer fadista, o fadista tardio...
Todos os que cantam o fado e estão presentes nestes eventos, são convidados a participar, bem como a conversar sobre a temática acordada.
De notar que as reportagens fotográficas ou outras nos espaços dos eventos são sempre da responsabilidade de cada um. Da minha parte procuro, dentro do possível, ter o cuidado de apenas publicar o que não carece de autorização dos outros.
A equipa do projeto aproveita também para juntar ao programa de cada evento outras linguagens artísticas a esta expressão musical portuguesa, como a literatura e a pintura.
Assim, o Projeto «Fado nas Escolas» não é unicamente dinamizado em espaços convencionais de ensino, mas nas bibliotecas, associações, autarquias, outros espaços públicos e privados... Todas oportunidades são boas para dinamizar um evento do «Fado nas Escolas» que promova a arte do fado.
Em breve haverá mais um. A entrada é sempre gratuita.
«Fado nas Escolas» Rosa Maria Duarte Óleo s/tela 50x70 |
Os meus filhos quando crianças a agradecer no final de um espetáculo de fantoches
P.S.: Desde muito cedo, o espetáculo aliado à música fez parte do meu programa de educar e divertir.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário