- Venho um bocado triste. Hoje percebi que a situação dos idosos em Portugal é demasiado preocupante! Eu ainda sou jovem, mas gosto dos meus avós. E sei que não basta um beijinho uma vez por ano.
- Olá. Pois. É de facto muito preocupante! Consta que é o pais que menos investe na 3ª idade. Embora haja também outros...
Agora ocorreu-me uma frase peremptória do Papa Francisco sobre este assunto que devo ter lido há pouco tempo: «um povo que não protege os avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro».
- Desculpa esta minha disposição, mas tal só significa que afinal a evolução social e humana está a anos-luz do necessário.
- Eu também fiquei muito triste quando soube desse relatório da Organização Mundial de Saúde. Claro que sabemos que é uma questão de fraco investimento financeiro nesta faixa da população. Mas também são questões de consciência ética e institucional. Falta empenho para assegurar o bem-estar dos nossos mais velhos. E os idosos são sempre úteis. Continuamos a aprender com eles, sempre. Emocionalmente fazem-nos muita falta!
- E aquele reconhecimento que a sociedade lhes deve perante o muito que deram?
- Claro! É um problema de todos, não é só da família.
- É sinal que as famílias também precisam de apoio. E eu gostava de ser idoso, um dia, sabes?
Sem comentários:
Enviar um comentário