sexta-feira, 5 de abril de 2013

o companheirismo a sério no trabalho

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=19346


no Setúbal na Rede
UM DIPLOMA DE MÉRITO PARA O MELHOR COLEGA

Eis a minha mais recente proposta para o Ministério da Educação. Criar um prémio para o/a melhor colega docente. A ideia não é original. Nem tão pouco inédita. Mas à semelhante do prémio instituído para o melhor professor, sugiro um outro para a categoria de melhor colega. Não há dinheiro para tantas ovações? Claro que não, mas a minha ideia não passaria por um prémio pecuniário. Até por princípio da proposta…sabendo de antemão que qualquer avaliação não é de todo isenta de subjetividade. Como qualquer trabalho jornalístico. Só a Matemática pura, e mesmo assim…

Apesar de eu nunca ter sido defensora dos Quadros de Mérito, porque são questionáveis pelos colaterais efeitos que estes surtem naqueles que não são contemplados, até mesmo quando se premeia uma equipa ou um projeto, surgiu-me a ideia do diploma de mérito para o melhor colega professor.  

Creio que estamos de acordo quando se considera crucial investir na educação das crianças e jovens. Eu diria que é o melhor investimento social, a par da saúde. Que os professores são agentes essenciais para os ajudar a desenvolver as inúmeras competências, penso que também é consensual. Mas um mundo melhor, com sociedades mais conscientes e empreendedoras, só é possível com seres humanos melhor preparados. Por isso, há que ativar todos os mecanismos de incentivo ao aperfeiçoamento dos métodos dos seus principais responsáveis educativos. Os alunos e os professores, neste caso. Daí, e com boas intenções, terem surgido os diplomas do Quadro de Mérito para os alunos e o prémio para o melhor professor. A contragosto, supostamente a pensar na qualidade da educação, um e outro modelo de avaliação para afinar os parâmetros das exigências aos professores, e tão discutíveis…

O que é que ainda falta pensar em prol da qualidade do processo educativo?

O que falta é fazer com que todos os alunos sintam vontade de aprender e dar o seu melhor, não apenas comos indivíduos, mas sentindo a responsabilidade de serem elementos de um coletivo. Numa sociedade com proteção à família e não só… E fazer com que o espírito de equipa seja também uma realidade entre todos os professores que proporcione o melhor que há em cada um deles, procurando pela humildade a aprendizagem compartilhada.

É possível eleger o melhor professor que seja apenas bom colega só para alguns?

Diz-me a minha experiência profissional que o melhor professor se avalia pela sua disponibilidade comunicativa, com valores de integração e inclusão condignas, com motivação para discutir projetos, métodos, saberes, que saiba apreciar de forma construtiva o trabalho de todos e com discernimento ético para atuar a favor da lealdade e da cooperação.

O excelente professor só pode ser aquele que saiba criar um bom clima de trabalho à sua volta e que torne imprescindível a presença de todos. Se o souber fazer entre pares, fá-lo-á seguramente no dia-a-dia do trabalho com os seus alunos.

Na certeza porém que o mérito nunca é individual. Mesmo aquele mérito que enfrenta dificuldades que são propositadamente colocadas. Porque todo o mérito se fortalece nas adversidades. Sempre a aprender com os outros, ainda que de forma inversa.

Por isso sugiro que seja instituído, a nível nacional, o Diploma de Mérito para o Melhor Colega do Ano, de forma particular na classe profissional docente, cuja condição única essencial para candidato seja a obtenção de excelente, atribuída obrigatoriamente por todos os seus colegas de profissão nesse ano letivo, na sua escola.

Acredito que é possível, de forma séria, eleger o melhor colega professor do ano.

                                                                                 Rosa Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário