O meu nome tem sete palavras. Rosa Maria: os nomes próprios escolhidos pelo meu pai (a minha avó paterna chamava-se Patrocínio Rosa). Da Silva: do meu avô materno da Serra da Estrela. Candeias: da minha avó paterna da Beira Baixa. Tavares: do meu avô paterno da Beira Baixa (Fundão). Duarte: do meu sogro de Cabo Verde.
Antes de nos decidirmos pelo apartamento onde ainda moramos, visitámos alguns lugares nos arredores de Lisboa. Mas a Margem Sul tinha também atrativos muito bons. Não era tão animada como Lisboa, obviamente, mas para nós chegava (ainda eu não padecia da fadomania!).
No dia a seguir ao nosso casamento, foi o batizado do meu sobrinho Ricardo.
Passado três meses, engravidei. Como o meu sobrinho ficava algumas vezes em casa dos meus pais, eu quando saía do Barreiro, passava por lá (Alcântara) e brincava com o miúdo. Era o meu instinto maternal acentuado.
Diga-se de passagem que na minha família sempre houve crianças mais novas que eu, o que cedo me deu uma preparação bastante para ser mãe.
Eu, que sou uma pessoa com muitos interesses (embora agora mais atenuados, por razões particulares), tenho dito sempre que o auge da minha realização pessoal tem sido a maternidade.
O meu sobrinho foi, desde cedo, um amiguinho para o meu Daniel, que é o mais velho, embora um pouco mais novo do que aquele. E também amigo do meu Artur, o mais novo.
O Daniel mudou muito a nossa vida de recém-casados. Não foi fácil. Mas tornou-se muito gratificante. Até a sua energia quase que desmedida. Como na infância pôde gastar todas as baterias (ainda que eu, como professora, fosse prodisciplinadora...), tornou-se um adulto ponderado e muito responsável.
Entretando, quando o Daniel tinha 3 aninhos, fiquei grávida do Artur. Uma gravidez fruto do estágio profissional. Nada original. Andava sobrecarregada com trabalhos, deslocações para Setúbal. Entretanto engravidei. Eu já falava em ter outro, mas nem deu tempo para respirar.
O Daniel queria um irmão-rapaz para brincar. E assim aconteceu.
O meu sobrinho Ricardo quando criança Rosa Maria Duarte Óleo s/tela 30x40 |
Sem comentários:
Enviar um comentário