quarta-feira, 8 de maio de 2013

Se falares a verdade, mais tarde ou mais cedo, és descoberto

Gostei de ouvir reproduzir a afirmação de Óscar Wilde: "Se falares a verdade, mais tarde ou mais cedo, és descoberto." Também ouviram esta citação há vários dias atrás?
 
A verdade é um investimento de sucesso, mais que não seja a médio ou a longo prazo.

Se precisamos mesmo de falar sobre os outros, mais vale com seriedade. Até porque não vale a pena grandes justificações retóricas perante as simples ou as mais consequentes atitudes, porque elas falarão por si. As palavras podem eventualmente poupar algum tempo a quem procura entender os acontecimentos e os carateres, mas também podem afastar da verdade. São belas as palavras. Gostamos delas. Mas uma argumentação pode ser mais sedutora que verdadeira.
Então, ao agirmos com sinceridade e lealdade, o mais que nos pode acontecer um dia é sermos descobertos. Sermos descobertos como seres dignos e capazes de atos de bondade velada. E, porque não?, um sentido elevado de abnegação e discrição. Podemos mesmo proteger ou ajudar, sem proveito próprio ou com riscos próprios... Se por acidente descobrirem o nosso ato de humanidade, resta-nos agir com discrição. A solidariedade facilmente é interpretada como devaneio ou conveniência.

Não devemos perder as boas oportunidades de desfrutar de um bonito pensamento sobre um ato de um ser humano, sempre em construção.
 
Tenham um bom dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário