sábado, 28 de julho de 2012

como se revela o espírito de equipa


COMO SE REVELA O ESPÍRITO DE EQUIPA


   Hoje em dia ninguém tem dúvida de que o bom trabalho é aquele que é feito com espírito de equipa, com verdadeira cooperação. Recentemente têm surgido projetos inovadores de coaching, para ajudar à motivação individual e grupal. Os treinadores desportivos, como José Mourinho por exemplo, revelam o segredo do seu sucesso de liderança à comunicação social com clareza: o segredo está na estratégia adequada ao trabalho de equipa, de acordo com os fatores externos num dado desafio (o adversário, o público, o clima…). Trata-se inevitavelmente de um sucesso participado por todos os elementos. Cada um com a sua incumbência, a trabalhar para o bem comum: a vitória.

   Nós, professores, conhecemos bem esses valores. A realidade escolar e o sistema de ensino vão sofrendo mudanças ao longo do tempo, mas a nossa preocupação em adequar a nossa prática diária à comunidade escolar leva-nos a reunir e debater estratégias, a frequentar ações de formação e cursos sobre gestão de conflitos, cooperação e outras temáticas afins, como sinal do nosso propósito maior que é a aprendizagem e a atualização científica e pedagógica.

   A vivência das inúmeras situações nos diferentes grupos que compõem a comunidade educativa confronta-nos com a nossa real capacidade de seguirmos esse nosso sentido de vida nos momentos mais exigentes da nossa profissão. Estou a pensar, por exemplo, nos inevitáveis momentos de avaliação. Sabemos que o processo de avaliação, seja de uma escola, de um professor, de um aluno, de um funcionário, pauta-se pelo rigor dos seus critérios, pelo grau de desempenho de cada elemento ou do grupo em causa no cumprimento das suas funções, mas também, e sempre, pela capacidade desse grupo de conseguir integrar, motivar e trabalhar com a participação de todos os elementos em cooperação, segundo as orientações fundamentais definidas em equipa para uma boa autonomia e prestação individual. Na verdade, não há sucesso exclusivamente individual. Nem tão pouco fracasso individual. Todos dependemos uns dos outros. Até este texto que estou a escrever depende da leitura que farão dele. Refletir periodicamente sobre as nossas experiências e ideias, é aquilo que me motiva a escrevê-lo, partilhando-as, neste caso por envio eletrónico.

   O trabalho de cada docente é um contributo indispensável para o sucesso de uma escola/agrupamento. Daí que a sua responsabilidade deva ser, não fiscalizada ou fragilizada por sentimentos menos nobres, mas sustentada num trabalho de equipa, com as suas naturais especificidades, quer em trabalho de preparação (como, por exemplo, as diferentes planificações em cada área disciplinar), como na colaboração diária pontual.

   A propósito da conjuntura económica atual do nosso país, dizem os politólogos e economistas que os atuais momentos de crise servem para obrigar a mudanças necessárias para crescer e fortalecer a nação.

   Relativamente ao ensino, eu diria que o sistema atual procura equivocadamente o modelo de avaliação dos professores adequado ao seu real papel, ou seja contribuir para o melhor desempenho dos mesmos, num período crítico que serve quase unicamente o seguinte propósito: avaliar o espírito cooperativo entre os professores. As pontuações que são dadas neste modelo não são verdadeiramente individuais, mas revelam a qualidade do espírito de equipa de cada grupo disciplinar, sobretudo nos parâmetros do pressuposto trabalho previamente definido em grupo.

   Mais haveria a dizer, mas termino saudando as escolas que estão a encarar este processo de avaliação com exemplar unidade e companheirismo, sentados todos à mesma mesa, deixando  uma cadeira sempre vaga para quem vier entretanto.


                                                                         Laranjeiro, 2 de outubro de 2011

                                                                                            Rosa Silva Duarte

                                                                                       

     

Sem comentários:

Enviar um comentário